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sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Auto avaliação

Enquanto docente, temos que estar dotados de um instrumento poderoso na sala de aula:

A AUTO AVALIAÇÃO

Antes de ser avaliado o professor precisa se auto avaliar e avaliar sua praxis, ninguém melhor que o próprio professor para fazer a avaliação diagnóstica de seu próprio trabalho, partindo do princípio que o professor não deve nem pode ensinar o que ele quer, mas o que o alunado quer aprender, o que captura o interesse desse aluno, mesmo que esse "conteúdo" não esteja inserido no curriculo, mas que esse "conteúdo" sirva de ponte para que o professor possa alcançar o conteúdo pre escrito.
Enquanto o professor ensinar o que ele quer, e enquanto o professor não souber fazer essa ponte - o que os alunos querem aprender e curriculo, não acontecerá a travessia entre o não aprender e o aprender, que pode ser desenhado na construção e na travessia dessa ponte.
Uso a expressão ponte, pois ponte é um caminho que liga uma coisa a o que essa outra, ou liga o que desperta o interesse ao que se deve ensinar, sem que essa travessia seja muito penosa e não leve a lugar algum.
Nosso objetivo enquanto professor é levar nossos alunos ao conhecimento, mas devemos nos atentar para que cada um tem seu tempo, e que antes de iniciarmos uma caminhada precisamos fazer um nivelamento e conhecer as habilidades da turma, para que possamos falar a mesma língua, para que possamos caminhar no mesmo compasso, sem atropelos.
E, é importante que ao nivelarmos a turma, lancemos mão da auto avaliação, e essa auto avaliação pode ser feita no exato momento da correção da avaliação de nossos alunos.
Importante observar que, quando grande número de alunos estão com notas na média ou abaixo desta, devemos prestar também atenção a nossa prática e, nos perguntar: será que estou atravessando a ponte sozinho? será que tenho uma linguagem clara?onde está o meu ERRO? não devemos apenas apontar os erros de nossos alunos, mesmo que para isso tenhamos que rasgar as avaliações que não alcançamos o resultado (esse resultado é alcançado em dupla  professor x aluno), voltar toda a matéria, e repetir a avaliação quantas vezes for necessário.
É muito importante que tenhamos em mente: todo o resultado de sala de aula é um resultado de mão dupla, e toda avaliação não avalia apenas o aluno, mas também a prática do professor.



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