Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

domingo, 5 de outubro de 2008

Educação de Jovens e Adultos


Ao se pensar na Educação de Jovens e Adultos, temos que refletir primeiramente sobre os objetivos a serem alcançados com essa educação.

A partir dessa reflexão certamente nos depararemos com algumas dúvidas, que nos colocam frente a uma realidade necessária e urgente.
A educação desses jovens e adultos que em algum momento de suas vidas foram privados desse direito, deve perpassar por temáticas essenciais a dignidade do ser humano em sua totalidade.
É necessário que lhes sejam resgatados seus direitos básicos como cidadãos, direitos esses que se reforçam, pelo simples fator alfabetização.
Um cidadão que ainda está amarrado aos grilhões do analfabetismo, continua escravo do tempo e de sua ignorância - não ignorância de burrice, mas no sentido mais obvio da palavra o do NÃO SABER.
Não saber ler, não saber escrever, saber mal contar apenas os dedos ou os anos que ainda lhe restam de escuridão.
Escuridão sim, porque um cidadão que permanece no analfabetismo, permanecerá na escuridão.
É através da alfabetização que se resgata a dignidade outrora violada porque é de todos o direito de se letrar, e esse deve ser garantido pelo Estado a crianças, jovens e adultos de igual maneira.
Um cidadão alfabetizado galga seu lugar na sociedade, como ser social, ser pensante e capaz de externar suas críticas e suas perspectivas - é um cidadão capaz de modificar sua vida, sua comunidade, a realidade dos que lhe são caros.
Educar, e ser educado, não deve se limitar apenas à inserção no mercado de trabalho, mas deve amplificar horizontes, transformar e inserir.
É através da educação que o sujeito se torna um ser livre, alforriado. Longe das amarras, dos grilhões e dos troncos. Tornar-se um ser pensante, é tornar-se um pássaro, e alçar vôos, que sejam rasantes, enquanto se aprende a voar, mas com perspectivas de alcançar o céu.
Educar, não deve ser apenas uma possibilidade de ler e escrever. Vai e tem que ir muito além desses muros. As palavras nunca devem ser o limite, mas o princípio - básico! inicial e fundamental.
Como professores, devemos cultivar sonhos e criar sonhadores.
A educação é a primeira porta para essa nova realidade, esse novo despertar, porém não deve ser a única, mas a primeira de muitas.
Não posso deixar de citar Freire, toda sua obra e sua coragem.
Devemos, portanto a partir de seu exemplo de humanidade e cidadania, adubar seus ideais, para que os frutos que colheremos com nosso trabalho possa colorir e alimentar vidas.