Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

domingo, 28 de setembro de 2008

Como educar uma criança pequena?


Crianças pequenas precisam interagir com o ambiente em que vivem. E é essa a primeira lição sobre educar que nós pais e educadores devemos receber. É no contato com o chão, que as crianças pequenas começam a se descobrir, descobrir o mundo e tudo nele que está ao seu alcance.
É nos primeiros gestos rumo a autonomia que as crianças começam a se descobrir e a descobrir um universo de oportunidades que o contato com o meio pode proporcionar.
No contato visual descobrem luzes, cores, formas variadas, movimentos, no contato físico do toque, descobre texturas diversas, temperaturas diferentes, consistências estranhas e novas.
É nesse mágico momento da interação que a criança começa a despertar o seu eu, é nesse contato com o que pode palmar, que a criança começa a interagir com o meio e a construir sua personalidade. É no desafio dos novos obstáculos que descobre sua força, seus medos, suas ansiedades.
É, com esse primeiro contato que nascem os primeiras vontades de alcançar o novo.
É importante aos pais que nesse primeiro movimento pela aprendizagem, estejam presentes e mais que isso, estejam interagindo junto desse mundinho que começa a ser descoberto e a se formar.
Esse é o primeiro movimento rumo a aprendizagem, é nesse contato com o chão, com diferentes formas, cores, texturas, temperaturas que a criança dá seus primeiros passos, que a criança se descobre integrante do meio.