Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

domingo, 7 de junho de 2009

Diário de Classe. Movimento de Combate à Violência Sexual contra a criança e o adolescente na EEEFM Terra Vermelha.







No dia 18 de maio de 2009 - dia Nacional do Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e de adolescentes,o Minicípio de Vila Velha esteve mobilizado nesta causa.



Nós educadores que trabalhamos cmo crianças e adolescentes, estamos em contato com esse problema diariamente, entretanto, muitas vezes não sabemos identificar os sintomas dessa doença, e essas crianças ficam expostas aos danos que decorrem desse mal social, que são muitas vezes irreparáveis.



Infelismente muitas vezes os abusos são frutos de questões sociais machistas, e acontecem dentro de casa por pessoas que deveriam ser os maiores protetores das crianças - seus pais.



Dentre esses danos é possível identificar os que atentam contra a saúde física, psíquica bem como danos nas constuções morais e sociais.



Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, e violam cruelmente os direitos humanos.



Esses abusos afetam de forma drástica a auto-estima, a auto-valorização e a construção do "eu" dessas crianças e adolescentes, que crescem vítimas, que arriscam-se ao contágioo de doenças sexualmente transmíssíveis, à gravides na infância e adolescência e muitas vezes se calam diante da violência sofrida e da impotência ante a situação.



Importante se faz nesse caso, a observação. Identificar mudanças no comportamento, introspecção, medo excessivo, choro, mãos suadas, ansiedade, resistência em voltar para casa, silêncio, mudanças bruscas e repentinas de comportamento, auto-mutilação, agressividade, dificuladade em estabelecer amizades, ausência na escola, olhar perdido, necessidade de chamar atenção, inquietação, entre ooutras características que se diferenciam de antigas caracterísitcas pessoais, podem ser indicativos de violência sexual.



Existem entretanto, duas formas de abuso sexual:



- a consentida;



- a sem consentimento.



Entretanto, as duas formas, independentes de sua natureza configuram crime.



E, a maior característica da violência consentida é o aparecimento de objetos que antes a criança e adolescente não possuía e não teria condições de possuir, e não é clara ao explicar a procedência de tais objetos quando questionada, a exemplo disso, balas e doces, roupas e brinquedos dentre outros objetos.



A violência sexual pode levar ao consumo de drogas lícitas e ilícitas e é um dos piores males sociais, e, na maior parte das vezes esbarra no silêncio. Silêncio dos pais que percebem as modificações de seus filhos e não os questionam, não intervem, silêncio dos pais quando sabem, conhecem o criminos e são omissos, desprotegendo seus filhos em função da proteção do agressor, e até quando são privilegiados com tal situação, silêncio dos vizinhos e parentes quando sabem da violência mas preferem não se envolver, dos professores que muitas vezes não tem condições de analisar individualmente cada aluno, das autoridades que ainda fazem vista grossa para essa triste realidade.



Essa não deve e não pode ser uma guerra de um só soldado. Essa, precisa ser uma guerra social, que mobilize e cosncientizem a todos, é necessário que as mudanças ocorram de forma radical e dura, e que puna de fato os criminosos. Nossas crianas não podem ter mais suas infâncias roubadas e seus sonhos destruídos.