Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Inclusão Escolar - o primeiro passo para a Inclusão Social


A Inclusão Social nas escolas de ensino regular é o primeiro grande movimento que se dá rumo a Inclusão Social de fato. Direito garantido por lei às pessoas portadoras de deficiências deve ser cumprido à risca para garantir a manutenção da democracia.
Grandes avanços são notados desde que se tomou consciência da necessidade real da inclusão.
As pessoas portadoras de deficiências não podem mais ser condenadas à segregação e para tanto tem que se mobilizar no sentiod da garantia de seus direitos.
Segregar é massacrar, é condenar potenciais, é condenar mentes brilhantes a nunca serem descobertas e agregadas aos transformadores sociais.
Não podemos mais incair no vício do preconceito e da exclusão. Excluir, é acima de tudo um crime moral que condena pessoas portadoras de deficiências ao esquecimento e afastamento sem o mínimo para se defenderem.
A inclusão social deve ser o ponto de partida para um sociedade justa e igualitária, onde TODOS, sem distinção devem ter seus direitos respeitados em plenitude.
Incluir é um ato humanitário e que proporciona um crescimento inigualável, não só para as pessoas portadoras de deficiências, mas para todos que terão uma oportunidade ímpar de conviver com as diferenças. Experiência essa que pode proporcionar muitas e significativas mudanças em cada pessoa que vivencia e participa desse processo social.
Incluir é garantir o direito a vida com dignidade, com respeito ao próximo e principalmente a oportunidade de vivenciar a diferença.

Nenhum comentário: