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OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Para uma nova escola.

A educação em nosso país deve ser repensada urgentemente. Precisamos em conjunto rumar para a construção de uma escola nova.
O modelo escolar que temos hoje em dia não atende mais às demandas do novo raiar dos dias.
Temos hoje, problemas que outrora não tínhamos, e todos os problemas de peso da sociedade foram lançados para dentro dos muros das escolas sem que essa tivesse a escolha de aceitar ou não.
Diante disto, nossas escolas não podem mais seguir os antigos moldelos, onde a escola era espaço profissional apenas para professores e pedagogos, ou para estes, com o total apoio de outros profissionais com outros saberes.
Temos que entender que tempo/espaço da escola nos modelos antigos, já se foi. Está no passado, e essa pode ser uma das prováveis causas de temos evasão escolar, baixo rendimento, falta de interesse, indisciplina e violência na escola.
Hoje, recebemos adolescentes em conflito com a lei, crianças que sofrem de alienação parental, criancas com necessidades educacionais especiais, e nossos professores carregam todo o peso dos problemas sociais, e ainda assim precisam dar RESULTADOS, mas o resultado mais ético não está apenas nos números, mas no compromisso real da educação,  uma vez que tudo se mede pela pontuação que a escolar recebe através das avaliações institucionais.
Hoje a escola tem nova cara, novas demandas sociais e novas necessidades de atendimento.
A escola que temos hoje necessita, além de profesores e pedagogos, do apoio de assistentes sociais e psicólogos que tenham compromisso com a comunidade do entrono.
Esse é um trabalho multidisciplinar e que trará para à escola outros saberes, outros fazeres, e novos rumos.
Não é justo que enquanto professores, carreguemos todos os problemas das nossas crianças, tendo que trabalhar também como psicólogos e assistentes sociais, porque nossas crianças trazem para o cotidiano escolar outros muitos problemas além dos problemas de aprendizagem.
E, toda essa problemática funciona como uma grande engrenagem, e só funciona assim.
De nada adianta nada caminharmos para aqui ou para acolá, se o problema está dentro da escola.
Se quisermos uma educação de qualidade, é necessário que políticas públicas nesse sentido sejam pensadas, para que nós, professores tenhamos compromisso apenas com nossa função: a educação.

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