Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Realidade!

Ao analisar este fato dos últimos dias, ocorrido em uma escola de Embú das Artes, São Paulo onde um menino de 9 anos saiu de casa para estudar, e seus pais o receberam de volta sangrando até a morte com um tiro que lhe custou a vida, penso no papel da escola, enquuanto lugar de aprendizagem, de socialização. O culpado - provavelmente um coleguinha de classe que já havia demonstrado uma intimidade com armas e projéteis, ou seja que pelas atitudes inocentes (ou não) anunciava uma tragédia, remeto-me a um outro caso, ocorrido em uma escola aqui mesmo no estado do Espírito Santo, onde uma criança de 6 anos em um momento de "fúria" furou o olho de um coleguinha, deixando-o cego.
Diante disto, me pergunto. Qual é o papel da escola? que escola é essa?
Assim sendo, retomo as teorias de Foucault e observo que agora mais do que nunca seus textos e suas teorias são super atuais, e se embasam a cada momento em nosso cotidiano escolar.
Seriam nossas escolas hospitais? que tratam das crianças e adolescentes com todas as doenças de uma família desregrada, desestruturada?
Seriam nossas escolas hospícios? que recebem e tratam de todas as loucuras sociais que empregnam nossas crianças abandonadas pelas famílias, ou serão nossas escolas presídios, ou reles cadeinhas que precisam dar conta de criaturas que cada vez mais cedo mostram suas garras criminosas?
Aí eu pergunto e observo! e nós, professores? o que somos? médicos, enfermeiros, doentes, loucos ou carcereiros?
Ainda não identifiquei a resposta mais cabida para tal pergunta. Acho que, uma variante de todos.
A escola perdeu seu foco, e nós perdemos a saúde e a sanidade a cada minuto.

Um comentário:

Andrea Toledo disse...

Sua visita a meu blog foi muito importante porque me fez passar por aqui e refletir com textos tão interessantes sobre a educação em nosso país. Parabéns!
Saber que somos conterrâneas também me alegrou muito. Faça-nos uma visita quando vier por estas bandas.
Abraço,
Andrea