Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

Usem sempre quando precisarem e, quando citarem é necessário que seja mencionado:
OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
Obrigada, e estou a disposição sempre que necessário nos endereços de e-mail indicados.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Somos iguais e diferentes


Para quê palavras diante desta cena:
"Jovens rindo e se divertindo, na maior algazarra!Algazarra sim!Eram três gesticulando, rindo e se divertindo!"
Eufóricos! e uma cena linda!
Ao ver mais de perto a descoberta - eram surdo-mudos, e faziam algazarra, riam e se comunicavam atráves dos gestos - LIBRAS - a linguagem deles, a linguagem que eles dominavam como nós falantes. Comunicavam-se com perfeição e rapidez.
Diante dessa cena, para que palavras?
Em situação de igual complexidade para quem vê com outros olhos, cegos enxergam a vida com a alma, e se superam sempre, e superam a vida a cada instante, enquanto nós, nos deixamos superar pela vida e pelos obstáculos que julgamos intransponíveis.
SOMOS IGUAIS.Apesar das diferenças.
Precisamos arregaçar as mangas e lutar pela igualdade, porque ela é possível.
É preciso criar políticas urgentes que atendam essas pessoas ESPECIAIS, não deficientes, porque ESPECIAIS e formidáveis são as palavras certas para qualificar a SUPERAÇÃO.
É por dignidade, não por assistencialismo. Apesar das diferenças e das dificuldades impostas por uma sociedade julgadora e egoísta que pessoas portadoras de deficiência, que chamamos deficientes, mas que deveriam ser chamados de VENCEDORES, devem ter seus direitos respeitados e temos que fazer nossa parte facilitando seus acessos a lugares públicos, às escolas, porque essas pessoas tem capacidades e talento.
É preciso acolhé-los como iguais, porque eles são iguais, é preciso não assistir com políticas que apenas os excluem, mas com políticas que fortaleçam a sua dignidade - eles são capazes!e, só quem observa ao longe uma cena dessas, pode descrever a emoção de ver que apesar da deficiência, eles se superam e se transpõem a cada instante.

Nenhum comentário: